Artigo – Dia do Trabalho: todo maior que as partes, de autoria do presidente da Satergs, Eugênio Hainzenreder Jr.

3/5/2019

O Dia do Trabalho é um momento oportuno de reflexão sobre os diversos desafios que se apresentam neste período de transformações no mundo do trabalho, mas merece atenção especial pensar sobre o acirramento da dicotomia envolvendo o “empreendedorismo X precarização de direitos” e o “capital X trabalho”. Em tempos cujo diálogo é difícil e muitos são “juízes de internet”, não se deve esquecer que a polarização do discurso não pode esmorecer diante da necessária harmonia que deve permear a relação de trabalho.

É claro que quando pensamos em trabalhador e empresa, há, por vezes, conflitos, porém é necessário irmos além do que nos prediz esse contexto dicotômico, pois “o todo é maior que a soma das partes”.

Não se pode esquecer que quando falamos em trabalho estamos a tratar de relações entre seres humanos, na totalidade de sua dignidade. A premissa da palavra “labor” exige que tenhamos a demanda e a oferta, pressupõe empregado e empregador, numa relação saudável de troca: “labor omnia vinciti”, que significa que o trabalho vence todas as coisas, o trabalho enobrece o homem.

O Dia do Trabalho clama, pois, que reflitamos sobre o papel de cada um e o quanto estamos contribuindo para a pacificação das relações sociais. Que saibamos dialogar, privilegiando a interlocução entre a miríade de perspectivas que cada qual possuiu, pois ninguém detém a visão absoluta das coisas. O trabalho instiga empregador e empregado e são os desafios que nos põem em marcha. Parabéns aos trabalhadores e às empresas, pois ambos são os protagonistas do Dia do Trabalho e a razão pela qual devemos nos esforçar para resignificar a premissa de que “o todo é maior que a soma das partes” quando tratamos das relações laborais. Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no RS.

Fonte: Publicado no site do Jornal do Comércio no dia 02 de maio

SEMINÁRIO REFORMA TRABALHISTA

23/4/2019

af_aci_eventos_cartaz_seminário copiar_page-0001

Nota de apoio à indicação do Desembargador Francisco Rossal de Araújo para preenchimento da vaga de Ministro do TST

4/4/2019

satergs

    A Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Estado do RS –SATERGS, entidade sem fins lucrativos, fundada em 1989, constituída por advogados e sociedades de advogados que atuam na área empresarial, vem a público declarar apoio ao Desembargador Francisco Rossal de Araújo para preenchimento da vaga de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

   O Desembargador Francisco Rossal de Araújo é magistrado reconhecido no Estado do Rio Grande do Sul pelo seu notável saber jurídico, bom como por se pautar pelo respeito às prerrogativas da advocacia, sendo escolhido meritoriamente para ingressar na lista tríplice do Tribunal Superior do Trabalho.

Por essa razão, a SATERGS apoia a indicação do Des. Francisco Rossal ao egrégio TST, visto que não apenas atende aos anseios da advocacia trabalhista gaúcha, como também contempla a promoção do direito do trabalho e o relacionamento harmonioso e respeitoso entre advogados e magistrados trabalhistas.

 

Porto Alegre, 04 de abril de 2019.

 

Eugênio Hainzenreder Júnior

Presidente da SATERGS – Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Estado do RS

 

SATERGS – Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Estado do RS

Contato: secretaria@satergs.org.br

Rua Quintino Bocaiúva, nº 554, conj. 303

Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS – CEP 90440-050

 

Satergs participa de audiência com ministro Lelio Bentes, levando as questões encaminhadas pelos seus associados na correição ordinária do TRT da 4ª Região

27/3/2019

IMG-20190327-WA0026

IMG-20190327-WA0027

IMG-20190327-WA0028

Convite Aprendizando POA

22/3/2019

Convite

Pauta com Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa

19/3/2019

 

Prezados associados,

 

Conforme divulgado no site do TRT/04, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho, fará correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região entre os dias 25 e 29 de março de 2019.
O ministro reservou o dia 27 de março para atender interessados com processos em tramitação no segundo grau. A SATERGS solicitou agenda com o ministro para tratar das situações apresentadas à nossa entidade pelos nossos associados.
Nesse sentido, solicitamos, caso exista alguma questão de vosso interesse para ser abordada em sede da referida correição ordinária, nos seja encaminhada por email (presidencia@satergs.org.br) até a próxima quinta-feira, dia 21.03.19.

 

Att.

 

SATERGS – Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Estado do RS

 

SATERGS visita vice-presidente TRT

17/1/2019

image002

image004

Os advogados Camilo Gomes de Macedo, vice-presidente da Satergs, e Luiz Fernando Moreira estiveram no gabinete do vice-presidente do TRT no dia 16 de janeiro, ao final da manhã.

Os temas examinados foram as primeiras notificações após o recesso, a Resolução 185 artigo 28 do CSJT e o ato de 21 de janeiro, entre outros.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Happy Hour da SATERGS no dia 29/11/2018

14/11/2018

Happy Hour da SATERGS

 

PARTICIPE! GARANTA SUA INSCRIÇÃO.

Curso Presencial: Recursos no Âmbito do TST e STJ – Desafios e Aspectos Práticos

27/9/2018

Curso Presidencial

SATERGS promove evento sobre a Reforma Trabalhista no dia 17/08 em Pelotas/RS.

13/8/2018

SATERGS